Entrevista: Dorgas


Dorgas é o nome de uma banda carioca formada por Cassius Augusto (voz, baixo, teclados), Gabriel Guerra (voz, guitarra, teclados, baixo), Eduardo Verdeja (guitarra, teclados) e Lucas Freire (bateria). Apesar de ter lançado apenas um EP com três faixas, o quarteto vem chamando a atenção de muita gente, e já é visto como uma boa promessa entre as novas bandas nacionais.

Essa semana, entrevistei o Cassius e falamos sobre como o Dorgas surgiu, as características do som do grupo e as novidades para esse ano. Confira a entrevista e escute a música "Salisme", uma das faixas do Verdeja Music EP, lançado em 2010.


Dorgas - Salisme

Quando a vontade de montar uma banda começou até que o Dorgas surgisse?
Bem, todos nós já tocamos em alguma banda antes do Dorgas. Nem que fosse uma banda de covers de final de semana. Eu tocava em uma chamada Fotogramas, e lá pra meados de 2007 conheci o Guerra, que tocava no Garageiros do Abismo, em um show na Audio Rebel. Trocamos contato, não nos falamos muito depois disso, mas em 2009 rolou uma reaproximação, o Guerra me mandou algumas músicas que ele tinha gravado e eu também mandei algumas. Então fizemos alguns ensaios (com uma outra formação, e ainda sem nome) e tocamos o embrião do que posteriormente viria a ser Bruff. Mas os ensaios não foram muito bem sucedidos, até que o Guerra resolveu chamar o Verdeja, e aí 3/4 da banda já estavam no estúdio. Faltava um baterista. Eu conhecia o Lucas porque ele tocava na banda de uns amigos meus, e um dia o encontrei numa festinha e fiz o convite. A química aconteceu naturalmente, e logo nos primeiros ensaios já criamos um material bacana. E foi assim que surgiu o Dorgas.


O som de vocês é bem experimental e parece agrupar uma quantidade enorme de influências, quais são as principais?
Nós escutamos muita música. Muita mesmo. Música eletrônica, afrobeats e rockzinhos. A gente tem alguns pontos em comum, mas fica complicado citar influências. É até engraçado, já me disseram que nossas canções tem muitas influências, são experimentais e tudo mais, mas é complicado citar uma. Quando alguém tenta, normalmente rola comparações com bandas de post-rock ou progressivas, e eu, por exemplo, não sou grande fã de nenhum dos dois estilos. Sou um cara mais singer/songwriter, folk e krautrock. Eu poderia falar do que a gente escuta quando anda de carro, e bem, sempre rola dubstep ou rap. Mas nunca fizeram essa associação.

Quando alguém pergunta, como vocês definem o som do Dorgas?
Não definimos. Simples assim. Mas se for pra tentar, acho que "quase pop" soa honesto.

Há algum tempo, quando conversamos, você me contou o porque do nome Dorgas, queria que contasse agora para os leitores!
Então, bem no início da banda, quando íamos à algumas festinhas aqui no Rio, sempre tinha aquele conhecido bêbado chato causando vergonha em todo mundo, caindo no chão, perturbando a diversão e tudo mais. E aí eles vinham falar com a gente, e era desagradável. A gente chamava esses sujeitos de "dorgas", e a expressão ficou, e isso foi antes dessa coisa de escrever errado virar onda na internet. Depois "dorgas" começou a ganhar vários significados, não só pra isso, mas em várias situações diferentes. A palavra meio que virou um retrato daquela época, a gente saindo pra se divertir e na maioria das vezes ficando entediado. E bem, não significa nada exatamente, então não soa pedante nem séria demais. Mas nós somos bem sérios com nossa música, apesar do nome, acredite.

Como funciona a dinâmica de criação da banda? Quem faz as letras, cria os arranjos...?
As músicas começam com uma jam, normalmente em cima de um riff ou um fraseado que alguém fez de bobeira em casa. É sempre uma idéia bem pequena, que vai crescendo e se torna uma música. Os arranjos são feitos em cima, ao longo de alguns ensaios. E enquanto nåo temos letra, cantamos em gibberish por cima, até que alguém tem uma idéia e escreve. Eu já escrevi algumas, o Guerra escreveu algumas, e assim vai.

Quais os planos da banda para 2011, podemos esperar por novidades?
Vamos lançar semana que vem o single de "Loxhanxha", com o B-side "Dito Antes". Teremos a final do NMB (festival nova música brasileira) no dia 8 de fevereiro no espaço Vintage, na lapa, e é muito importante que o nosso público vá, já que o voto deles tem peso 2. E depois disso, no Espaço Multifoco (também na Lapa) no dia 12, show com o Ecos Falsos. E a partir daí, não sei por enquanto. Temos alguns convites para shows, mas ainda sem data marcada.

"Esperem coisas novas em 2011. Temos algumas músicas bem bacanas que merecem ser gravadas. E vão aos shows, certo? :)"

4 comentários:

  1. DOOOOOOOOOOOOOOORRRRGAAAS

    ResponderExcluir
  2. dorgas é ótimo! rapazes lindos!

    ResponderExcluir
  3. DORGAS MANOLO! Só No DubStepzão! Irado Lucas e a galera ai, som do caralho! sõ não consegui escutar o refrão direito.. do caraih!

    ResponderExcluir
  4. O cara fez o dever de casa!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!