Ortinho - Herói Trancado (2010)

Desde seu lançamento em Novembro do ano passado, o álbum novo do pernambucano Ortinho passou meio desapercebido por todo mundo e pela enxurrada de listas de melhores do ano. Mas a verdade é que Herói Trancado, disco produzido por ele mesmo e pelo guitarrista Yuri Queiroga, é um achado e tanto na música brasileira, um álbum que consegue reunir várias facetas do rock pop nacional, com passagens pelo iê-iê-iê da jovem guarda, influenciado pelo manguebeat e com algumas doses de pop romântico, entre os tantos ingredientes dessa mistura, que acaba por focar no rock simples e clássico.

Saído de Caruaru, Ortinho começou a carreira na Querosene Jacaré, banda pernambucana que misturava rock psicodélico ao maracatu, coco e tantos outros ritmos regionais. Integrado à primeira hora do manguebeat e presente na cena musical desde então, Ortinho se cercou de parcerias importantes no cenário nacional, e  recheou o CD de participações ilustres e interessantes. Nomes como Edgar Scandrurra, Vitor Araújo, Jorge du Peixe, Maestro Spok, Luiz Chagas, Arnaldo Antunes, Marcelo Jeneci, entre outros, estão presentes no novo trabalho desse grande artista.

O meu xodó no álbum fica com a faixa-título Herói Trancado, popzinho clássico com uma letra de um romantismo meio brega, meio de vanguarda. Também ótima é a música resgatada do albúm homônimo da Querosene Jacaré, Você Não Sabe Da Missa Um Terço, com guitarras puxadas para um grunge limpo e seco.


Você Não Sabe Da Missa Um Terço
Ortinho

Herói Trancado - Ao Vivo no Lançamento do CD
Ortinho

2 comentários:

  1. Gostei de "Você Não Sabe Da Missa Um Terço", que letra boa de cantar! haha

    ResponderExcluir
  2. né?! e preferi as versões dele pras músicas do Jeneci, ficaram bem melhores que as originais =D

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!