Entrevista: Quarto Negro






















O trio paulistano Quarto Negro, atualmente formado por Eduardo Praça (voz e guitarra), Fabio Brazil (voz e baixo) e Thiago Klein (voz e piano), vem chamando a atenção de quem acompanha as novidades da música independente, e não é por menos. Os rapazes já soltaram alguns singles e vídeos e, recentemente, liberaram o streaming de seu esperado debut, intitulado Desconocidos, que foi gravado em Barcelona e tem seu lançamento físico - em formato de vinil - marcado para outubro.

O álbum traz 11 faixas muito bem trabalhadas, com belos arranjos e letras pra lá de sensíveis e repletas de sinceridade. Desconocidos é um disco coeso, porém sentimental, cheio de detalhes, oscilando entre a calmaria e a agitação. Instrumentos clássicos como piano, e até o violoncelo, dividem espaço com guitarras, às vezes distorcidas, baixo e percussão acelerada, criando camadas de som que, juntas aos vocais, dão uma certa atmosfera intrigante ao disco.

Essa semana, fizemos uma pequena entrevista com a banda, perguntamos sobre as influências na música do Quarto Negro, sobre a gravação de Desconocidos e os planos da banda para os próximos meses. Quem respondeu foi o Thiago Klein, confira a entrevista e as faixas "Prometeu ao Santo" e "Vesânia II (Delírio Mútuo)", que já ganhou clipe. Para escutar o disco na íntegra, entre aqui.


Quarto Negro - Prometeu ao Santo

O que vocês costumam ouvir que, de alguma forma, se transforma em influência nas músicas da banda? 
Todos tem gostos bastante distintos, e um pouco de cada desse gosto acaba entrando nas músicas, mas também tem muita coisa que agrada aos três, Mando Diao, John Lennon, Aphrodite's Child e Jorge Ben são bons exemplos.

Como vocês descreveriam a música do Quarto Negro?
A música do QN não encaixa em um estilo fixo, e também não tem influências explícitas no som, e isso é uma das nossas características que mais gostamos, porque realmente tentamos sempre fazer a arte de uma maneira bem interna, o que acaba criando músicas bem únicas. A melhor palavra para descrever seria "sincera".

O que fez vocês saírem do Brasil para gravar o primeiro disco da banda?
Há muito tempo queríamos ter um tempo para podermos nos concentrar 100% na obra, e também procurávamos novos ares para clarear mesmo. Não necessariamente no exterior. Mas tivemos alguns contatos com um estúdio de Barcelona que gostou do nosso trabalho e além do estúdio (que adoramos por sinal) eles tem uma gravadora, e parte do trato envolve o lançamento do disco na Espanha, Japão e EUA por eles isso com certeza ajudou na decisão. Mas o principal foi que realmente queriamos e precisávamos nos isolar da rotina por aqui, para dar total foco ao disco.


Quarto Negro · Vesânia II (Delírio Mútuo)

Como se deu o processo de criação de "Desconocidos"?
Começou de uma maneira bem natural, em abril de 2010. Já havia algumas músicas novas (Prometeu ao Santo e Socorro) que tocávamos em Shows, mas ainda estavam bem cruas. A partir daí começamos a pensar somente no disco e fomos para Barça com seis "semi-músicas", digo isso pois achávamos que elas estavam prontas, mas mudaram muito tanto por conta do produtor, Marc Molas, e também mudanças por amadurecimento. "Vesânia I" e "Vesânia II" foram praticamente criadas lá, e no fim do segundo tempo, mas são das mais importantes do disco. Todas as letras são do Eduardo Praça, e todas as composições exceto "Perfume Solto" (composta for Fabio Brazil) são da dupla Praça/Klein. 

Vocês acham que a cena alternativa em outros países é maior - ou mais reconhecida - que no Brasil?
Com certeza sentimos isso sim, o artista é muito mais valorizado, seja por produtores, por público e até mesmo pela classe de artistas, que sabe e entende que o seu trabalho é um trabalho e não um hobby ou um jeito de fugir das obrigações. Mas a mentalidade também já está nas pessoas desde muito tempo, e é uma cultura que tem melhorado no Brasil, e que pode um dia chegar nisso. 

Quais os planos do Quarto Negro para os próximos meses?
No fim de outubro/começo de novembro lançaremos nosso vinyl no Brasil (edição européia), e com isso um show de lançamento em algum lugar especial que estamos fechando ainda. Além disso queremos tocar onde formos bem-vindos, já temos alguns show marcados que estão disponíveis na agenda do facebook e em breve devemos anunciar muitos outros. E o lançamento na Europa também será esse ano, muito em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!