Garotas Suecas - Escaldante Banda (2010)

Ouvi falar do Garotas Suecas pela primeira vez quando eles foram se apresentar em BH, se não me engano em 2007. Fui pro show deles sem ter idéia do que era a banda, mas imaginando que seria composta por garotas. (Você que lê esse post e não conhece a banda também imaginou isso, certo?).

Daí veio a surpresa. Cinco homens e só uma garota compõem o Garotas Suecas. O ponto positivo do show não foi as lindas européias no palco, mas sim a ótima performance da banda ao vivo.

Essa semana, nós entrevistamos a banda Holger que veio tocar no Festival Goma. No desenrolar da conversa, um dos integrantes falou que achava o Garotas Suecas a melhor banda nacional na atualidade. Por coincidência, poucos dias depois esbarrei com a notícia do lançamento do primeiro disco deles, o Escaldante Banda.

Fiquei animado pra ouvir, já com boas expectativas. Dessa vez meus achismos foram certos. O disco é, acima de tudo, muito divertido.

O clima de Jovem Guarda é marcante, desde o primeiro play até o último acorde. A maior responsável por isso é a representante feminina da banda, que toca freneticamente o seu teclado no melhor estilo Lafayette ao fundo de todas as canções. Eles prezam por letras simples, tanto que na letra da faixa Ela eles dizem "Ela me pediu para lhe escrever uma canção, palavras simples sobre os acordes do meu violão". Essa faixa aliás explora um tema simples, o Amor, que não tinha sido abordado no EP Dinossauros.

Os backing vocals dão o clima bonitinho às canções, metais e baixo representam o soul music enquanto a guitarra funkeada e bateria dão o ritmo dançante. Aliás, a música Mercado Roque Santeiro aborda essa fusão de estilos no rock. "O rock tem tudo, tudo que é o rock tem. Pode ser que eu esteja errado, mas se não tem no rock, ainda não foi inventado."

O disco animaria muito bem uma reunião vespertina entre amigos. Isso, claro, se eles dispensarem o também divertido e rebuscado sertanejo universitário.

Escute: Garotas Suecas - Ela


 
 
 
 
 


3 comentários:

  1. Muito gostoso o som da banda!! E uma mistureba ótima de referências, começando pela capa do disco, totalmente psicodelismo anos 70!!

    Beijinhos!

    ps: ah, vontade de tocar aí eu tenho muita! :) Quem sabe uma hora pinta oportunidade. Acho o Arte na Praça sensacional!

    ResponderExcluir
  2. Bacana o Blog Bruna. Parabéns e pode contar com o Vitrola. O link do Ok Annie já está lá. Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  3. gostei do blog...
    recomendarei..
    passa no meu
    http://eitamusicaboa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!